www.googletagmanager.com SEMOB - Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação Ir para conteúdo
×
Secretarias

MEIO AMBIENTE
Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura contra alagamentos e poluição dos igarapés

23/Out/2025 - 09:40

Estruturas instaladas já retêm cerca de 30 quilos de lixo por dia e serão ampliadas para outros pontos estratégicos da cidade

Ecobarreiras impedem que resíduos sólidos cheguem aos riosA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecobarreiras, uma solução simples e eficiente que ajuda a conter o lixo lançado nos igarapés e canais urbanos. O projeto, que já está em funcionamento no igarapé da rua Itapage, bairro Tancredo Neves, tem apresentado resultados expressivos e será expandido para outros pontos da cidade.

As ecobarreiras são estruturas flutuantes feitas com cabos de aço e boias que impedem que resíduos sólidos cheguem aos rios, evitando entupimentos, poluição e alagamentos. Segundo o secretário-executivo de Serviços Básicos, Giovanni Marini, a iniciativa tem impacto direto na melhoria da qualidade ambiental.

“A ecobarreira é uma ferramenta de baixo custo, mas com grande retorno. No Itapajé, por exemplo, temos recolhido em média 30 quilos de resíduos por dia. São garrafas, sacolas, isopor e até lixo doméstico que deixariam nossos canais completamente obstruídos”, destacou o secretário.

Segundo Marini, o trabalho vai muito além da limpeza. “A ecobarreira é parte de uma estratégia maior, que envolve educação ambiental, ampliação da coleta seletiva e instalação de ecopontos. Não basta retirar o lixo, precisamos mudar o comportamento da população. A cidade fica limpa quando todos colaboram”, reforçou.

O secretário explica que novas ecobarreiras serão instaladas ainda este ano em locais estratégicos, como:

Rua 22 de Dezembro, bairro Flodoaldo Pontes Pinto;
Canal do Skate Parque, na rua Cuniã;
Rua Bela, nas proximidades do Porto Velho Shopping;
Canal do Igarapé dos Tanques, bairro Embratel;
Canal da rua Jaci com Presidente Dutra, bairro Mocambo.

Segundo Giovanni Marini, a iniciativa tem impacto direto na melhoria da qualidade ambiental“Esses pontos foram escolhidos com base em estudos técnicos e observação direta das nossas equipes. São locais onde há maior acúmulo de lixo e risco de alagamento. A ampliação das ecobarreiras é um passo importante para preservar o meio ambiente e proteger as famílias de Porto Velho”, afirmou Marini.

O secretário também destacou que o maior desafio ainda é a falta de conscientização. “A gente limpa, recolhe, e quando volta, está tudo sujo de novo. Esse é o maior obstáculo que enfrentamos. Por isso, estamos intensificando as ações educativas em escolas e bairros, mostrando que lugar de lixo é no lixo”, frisou.

A população também pode colaborar com a Prefeitura denunciando locais de descarte irregular de lixo, por meio dos canais: (69) 98473-2922 e no email: dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br

O prefeito Léo Moraes destacou o compromisso da gestão com o meio ambiente e a qualidade de vida dos porto-velhenses. “Cuidar dos nossos rios e igarapés é cuidar das pessoas. As ecobarreiras são um exemplo de como ações simples podem gerar grandes resultados. Vamos continuar investindo em sustentabilidade, limpeza urbana e conscientização, porque Porto Velho merece uma cidade mais limpa, saudável e preparada para o futuro”, afirmou o prefeito.

Texto: Jhon Silva
Fotos: Mateus Silva

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI